segunda-feira, 9 de maio de 2011

Banda Fanfarra Rui Cavalcanti



 A Banda Fanfarra vem se destacando no cenário estadual com suas apresentações marcantes e magnificas, no ano de 2010 a Banda Fanfarra Rui Cavalcanti se fez presente em festas de Emancipações de vários Municípios como Coruripe, Satuba, Santa Luzia do Norte, Marechal Deodoro, em Barra de São Miguel, Jabotão dos Guararapes Estado de Pernambuco e em várias outras cidades, com seu repertório forte e ousado a Banda vem se mostrando como uma das principais Bandas Fanfarras do Estado de Alagoas, sob a regência do maestro Arnaldo Albuquerque e coreografia de Adriana Albuquerque a Banda conquistou o seu espaço.
Entre em contato:
Email - barracultura-al@hotmail.com
            nucleomacaocultural@gmail.com - Núcleo Municipal de Ação Cultural
Telefone: (82) 9142-4578 maestro Arnaldo Albuquerque.

Você não vai perder a 2ª FESTA DO TEATRO

O Núcleo Municipal de Ação Cultural vai está realizando do dia 08 de Agosto/11 ao dia 07 de Outubro/11 a 2ª Festa do Teatro. AGUARDEM!!!!

Núcleo Municipal de Ação Cultural promove visita a Sítio Histórico



O Núcleo Municipal de Ação Cultural (NMAC) promoveu juntamente com a escola Inês Mendes da rede privada de ensino, uma visita ao Sítio Histório Alto de Santana, lá os alunos conheceram um pouco da história dos índios caetés e do Bispo Dom Pero Fernandes Sardinha e principalmente a riqueza cultural que tem o nosso Município, os alunos ficaram a vontade para fazer suas perguntas e tirar todas as suas dúvidas, foi um encontro maravilhoso que contou com a participação das Professoras da escola Inês Mendes e do Professor de Teatro Antônio Meyer.

1ª Festa do Teatro








1ª Festa do Teatro

O Núcleo Municipal de Ação Cultural e Secretaria Municipal de Educação Realizaram a 1ª Festa do Teatro em Barra de São Miguel, o evento contou com participação e o apoio de todas as escolas da rede publica municipal de ensino, além de contar também com o apoio da escola Inês Mendes que é da rede privada e a escola Misael Gonçalves que é da rede estadual, a 1ª Festa do Teatro teve a duração de uma semana e contou com a participação de vários grupos teatrais como, companhia teatral face a face, turma da carochinha, além da palestra e apresentação do poeta e cordelista Jorge Calheiros e também a realização de oficinas de teatro com o grupo teatral Reca de Teatro.
Foi uma Festa que deixou um gostinho de quero mais, a comunidade escolar e comunidade geral ficaram empolgadíssimas com o que viram, durante uma semana a cidade de Barra de São Miguel respirou Teatro, o Diretor do Núcleo Antônio Carlos, Secretário de Educação Usiel Mariano e o Prefeito Reginaldo Andrade ficaram muito satisfeitos com os resultados do evento e prometeram a 2ª Festa do Teatro agora será realizada com os alunos de nosso Município e terá não a duração de uma semana mais sim a duração de 02 meses, concerteza vai bem melhor que a 1ª, será realizada de 08 de agosto/11 a 07 de outubro/11, AGUARDEM!!!!!!

Barra de São Miguel


Até a metade do século XVI, o território onde é atualmente ocupado pela Barra de São Miguel foi aldeamento dos Índios Caetés, conhecidos pela prática da antropofagia. Segundo a história, eles teriam devorado o bispo Dom Pero Fernandes Sardinha, que veio de Portugal para catequizar a região. Ele teria trazido, então, uma imagem de Nossa Senhora Santana, que foi abandonada com o ataque dos índios e resgatada anos depois.
A área, de excelente localização geográfica, transformou-se num movimentado núcleo de pescadores. Manoel Gonçalves Ferreira montou um estaleiro para a fabricação de embarcações, que ficaram conhecidas em todo o país e deram emprego aos "experimentos mestres" do local. Foi de lá que saiu o maior navio nordestino da época, o "Sane-Duarte", e também o maior iate, "Claudio Dubeux". Com a instalação de novos estaleiros e o início do transporte rodoviário, por volta de 1930, a Barra entrou em declínio, que levou carpinteiros e calafatas ao êxodo para novas indústrias.
A autonomia administrativa ocorreu por força de interesses políticos. Somente em 1963, a Barra foi elevada à condição de município, desmembrado de São Miguel dos Campos.
Considerada a cidade balneária mais badalada de Alagoas, a Barra tem uma exuberante beleza natural, diversificada com praias de areia branca, águas cristalinas e ilhas de manguezais. De sua marina, partem diariamente embarcações para a praia do Gunga, que fica no município de Roteiro. A Barra se destaca pelos campeonatos esportivos que promove: de Pesca de Arremesso, Enduro de Moto e Jeep (abril), Nordestino de Surf (setembro), e Mountain Bike (novembro). E ainda: o Festival de Música (janeiro), Carnaval, festas juninas, festa da padroeira Nossa Senhora Santana realiazada de 17 a 26 de julho e Emancipação (2/08).